O beijo de Trunks em Mai: Goku nunca beijou a Chichi?

Depois que a intenção maligna de Zamasu foi comprovada e o aprendiz de kaioshin do Décimo Universo foi destruído por Bills no episódio 59 de Dragon Ball Super, o episódio seguinte nos trouxe uma curiosa cena onde, para salvar a moribunda Mai, o Trunks da linha do tempo 04 mastiga uma semente dos deuses e passa para ela por meio de um beijo. Até aí tudo bem, se o Goku não tivesse indagado como o Trunks pode juntar os lábios assim e, ao ser questionado por Vegeta, revelado que nunca beijou, mesmo sendo casado – mas será isso mesmo?

Son Jesuino Goku

Sim, é isso mesmo. Tanto o episódio legendado em espanhol quanto o legendado em português traz a sequência de diálogos entres Goku e Vegeta onde o primeiro se surpreende com o “beijo” que Trunks dá em Mai, é indagado por um surpreso Vegeta se nunca havia feito isso e responde “O Quê? Claro que não!”, ao que Vegeta retruca que ele (Goku) é casado e este pergunta o que (o casamento) tem a ver com isso (o beijo) e o Príncipe dos Sayajins diz para ele esquecer isso.

Aqui está um ponto: No episódio legendado em espanhol, é utilizada a palavra equivalente para o nosso “esqueça” – e eu acho que teria ficado melhor assim, mas enfim, fiz capturas de tela da cena:

Goku surpreso com o beijo

Vegeta surpreso com Goku

Goku surpreso com a surpresa do Vegeta

Goku confessa que nunca beijou

Mas você é casado!

O que casamento tem a ver com beijar?

Então,  todo mundo está afirmando que é muito, muito estranho que um sujeito casado e pai de dois filhos alegue nunca ter beijado e mesmo aparente nunca ter visto duas pessoas se beijarem antes, mas será assim tão estranho?

Para nós, ocidentais e mais ainda latino-americanos, com toda a certeza que é estranhíssimo, mas nem tanto assim para os japoneses, onde o beijo de língua ou com os lábios abertos (sem língua) é tratado como um tabu e visto como “coisa de estrangeiros ocidentais”. Tanto que beijar em público chegou a ser proibido em 1920 e só deixou de ser crime no Japão no período pós-guerra.

Obviamente que casais japoneses se beijam, mas a coisa aparentemente não é assim tão frequente e é muito mais reservada para a intimidade do casal, sendo que, para um povo tão fechado e que encontra dificuldades até mesmo para sorrir com naturalidade ou cumprimentar de outras formas, como o “beijinho à brasileira”, deve ser que existam casais que, de fato, nunca tenham se beijado com os lábios abertos. Por que estou dando tanta ênfase para a abertura dos lábios?

Porque as palavras japoneses utilizadas para se referir ao beijo são kuchidzuke, seppun, chuu e kissu. Enquanto a terceira é utilizada mais por crianças e a última é uma adaptação do inglês kiss (beijo), referindo-se ao beijo de língua ou com os lábios abertos, as duas primeiras se referem ao selinho, que nada mais é do que o simples encostar dos lábios, sem abri-los.

selinho

Acontece que, mesmo se a moribunda Mai não estivesse com a boca aberta no momento em que Trunks passou a semente dos deuses com um beijo, como a imagem a seguir demonstra…

Trunks prestes a beijar Mai

…Ele teria que necessariamente os abrir para fazer o procedimento.

Então, a surpresa do Goku pode perfeitamente não ser referente ao beijo de um modo geral, mas sim ao ato de beijar com os lábios abertos (e de língua). Quer dizer, ele pode já ter beijado a Chichi, mas não dessa forma, apenas com selinhos… E a cena pode também ser vista como uma crítica, uma brincadeira ou apenas uma observação do comportamento dos japoneses em relação à forma de beijar usada pelo Trunks…

…Assim como também pode ser uma brincadeira com o fato de que muitos casais, depois que se casam, perdem o hábito de se beijarem prolongada e sensualmente. Hábito esse que, enquanto o Goku e a Chichi – pelo visto – nunca tiveram, o “frio e sanguinário” Vegeta e sua esposa Bulma continuam tendo.

Por fim, não custa nada lembrar que o Goku é muito ignorante quanto à sociedade como um todo e o seu funcionamento, tanto que ele sequer sabia o que diabos era um casamento e, mesmo assim, concordou em se casar com a Chichi. Logo, é de se esperar que ele não tenha lá muita ciência a respeito dos procedimentos mais românticos…

Aliás, como lembrado pelo canal “Kami Sama Explorer”, o Goku e os sayajin em geral foram idealizados pelo Akira Toriyama como sujeitos sem romantismo e que não dão importância para laços sanguíneos (à exceção do clã real) – e a imagem à qual eu acrescentei uma frase referente ao Coronel Jesuíno (Gabriela, Cravo e Canela) e coloquei para ser capa deste artigo reflete um pouco disso.

Chichi e Goku

REFERÊNCIAS

Ivan Martins. Cadê o beijo na boca? Publicado em: 12 Mar 2014, 07h00. Atualizado em:___, 15h17. Disponível em: [http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ivan-martins/noticia/2014/03/cade-o-bbeijo-na-bocab.html]. Acesso em: 03 Out 2016.

Japoneses aprendem na universidade a dar beijinhos à moda brasileira. Publicado em: 16 Jul 2010, 21h07. Atualizado em:___, 21h08. Disponível em: [http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/japoneses-aprendem-na-universidade-dar-beijinhos-moda-brasileira.html]. Acesso em: 03 Out 2016.

Kami Sama Explorer (canal). Goku nunca beijou!? Análise ep. 60 de Dragon Ball Super! A identidade Black! Publicado em: 03 Out 2016. Disponível em: [https://www.youtube.com/watch?v=aU_F1vJ792g]. Acesso em: 02 Out 2016.

Silvia Kawanami. Kissu – Beijar é tabu no Japão? Publicado em: 12 Jun 2013. Disponível em: [http://www.japaoemfoco.com/kissu-beijar-e-tabu-no-japao/]. Acesso em: 03 Out 2016.

4 comments

  1. Eu não estou acompanhando o Super mas caramba, cada vez que vejo um post aqui dá mais vontade de assistir! Tbm acho estranho o Goku se espantar mas, é o Goku né?! Belamente beijo é algo diferente em muitas culturas. Acho que o Trunks foi esperto rsrsrsr e achei super engraçada a reação do Vegeta. Vou ter de parar de ler estes posts seu, vou ter de assistir ao Super não está dando pra resistir =p ótimo post! abraços!

  2. Howdy wߋuld you mind ѕharіng whіch blog рlatform you’re using?
    I’m planning to start my own blog in the near futurᥱ but I’m having a tough
    time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evօlution and
    Drupal. Τhe reаѕon I ask iѕ becaսse yօur design seems different thеn most ƅlogs
    and I’m looking for something unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *