Zamasu em dobro, triplo, quádruplo e muito, muito mais!

No episódio 60 de Dragon Ball Super, ficamos sabendo – sem nenhuma surpresa – quem é o Goku de preto e também tivemos uma explicação sobre o funcionamento das linhas espaço-temporais dada pelo Trunks do futuro da linha do tempo 04. Mas surgiu uma grande dúvida: De onde vem o terceiro Zamasu?

 

Zamasu

 

Digo “terceiro” para facilitar. Vamos lá. Consideremos como “primeiro Zamasu” aquele que foi destruído na linha do tempo principal (linha espaço-temporal 03) pelo Bills, enquanto o “segundo” é o que tem o corpo indestrutível, então, o “terceiro” é o que usou as esferas do desejo para trocar de corpo com o Goku de alguma linha do tempo.

Então, a questão é exatamente essa: Em qual linha do tempo isso (essa troca de corpo) aconteceu?

Colocando de outra forma, se o “primeiro Zamasu” foi destruído no presente da linha do tempo principal (ou linha do tempo 03) e o “segundo Zamasu” pertence ao futuro da linha do tempo 04, então o terceiro Zamasu é de qual linha do tempo?

Considerando a explicação das linhas espaço-temporais do Zenoverso, me parece ser óbvio que ele é proveniente da Linha do Tempo 02 e penso isso porque:

 

1 – Na linha do tempo 01 (também conhecida como “linha do tempo original”), o Goku já havia morrido de uma doença no coração, os demais Guerreiros Z já haviam sido mortos pelos androides gêmeos e Trunks já havia sido assassinado por Cell Imperfeito quando o Zamasu se torna um aprendiz de kaioshin lá no Décimo Universo (lembrando que fica subentendido que em cada linha do tempo existem 12 universos), logo, para ele conseguir fazer a troca, teria que primeiro pedir para que o Goku daquela linha do tempo fosse ressuscitado 1.

 

2 – Na linha do tempo 03 (a principal), onde seria mais prático para que o aprendiz de kaioshin fizesse a troca, pois Goku está vivo, o Zamasu acabou sendo destruído pelo Bills.

 

Portanto e desconsiderando a linha espaço-temporal 05 2, sobram apenas duas linhas do tempo: A 04, onde o Zamasu virou imortal para não morrer no final, e a linha do tempo 02, onde, quando Zamasu se torna aprendiz de kaioshin, ainda havia um Goku vivo 3.

Respondida a questão da origem espaço-temporal do Zamasu que tem corpo de Goku, há ainda outras questões, as quais motivaram o título deste artigo e que somente poderão ser respondidas pelo desenrolar da Saga Goku Black. E finalizo este artigo deixando-as aí, em aberto:

 
  1. Se em cada uma das cinco linhas espaço-temporais existem 12 universos, devemos pressupor que em cada uma delas também exista um Zamasu, dos quais conhecemos três, o que estão fazendo os outros dois (das linhas do tempo 01 e 05)?
  2. O “terceiro Zamasu” viajou especificamente da linha espaço-temporal 02 para a 04 ou, antes, “deu uma passadinha” pelas linhas do tempo 01 e 05 4?
  3. Será que o “terceiro Zamasu” só migrou para a linha espaço-temporal 04 depois de concretizar o seu plano (extermínio de todos os não-kaioshin) na sua linha do tempo 02?
  4. Caso sim, será que ele teve que enfrentar o Bills diretamente 5, sendo por isso que, no mangá, o “terceiro Zamasu” aparece dizendo que o deus da destruição da Sétimo Universo é o mais problemático de todos?
 
Zamasu de costas

Zamasu aproveitando a vista enquanto ainda não foi aprisionado pelo Mafuba.

 
 
 
 
 

NOTAS

 

1 Isso até seria possível, já que estamos falando do deus-dragão Zarama e não do Shen Long, que não pode ressuscitar pessoas mortas por causas naturais. Porém, seria bem pouco prático.

2 Porque ela ainda é uma incógnita, nós só sabendo de sua existência por conta de um quinto anel do tempo mostrado por Gowasu. Talvez sejamos melhor apresentados a ela nos próximos episódios.

3 Lembrando: O Goku da linha espaço-temporal 02 foi salvo da doença no coração pelo Trunks vindo do futuro da linha espaço-temporal 01 (original), o qual posteriormente foi morto em uma emboscada feita pelo Cell Imperfeito.

4 Uma coisa é certa sobre a linha do tempo 05: Não foi nem o Trunks nem o Zamasu encarnado de Goku que a criaram, pois, no mesmo episódio que ela é mencionada por Gowasu, é dito que ela teria sido originada há milhares de anos, há muito tempo ou há mil anos (depende da tradução, fiquemos com “há muito tempo”).

5 Até porque, estando no corpo de Goku, o “terceiro Zamasu” cedo ou tarde seria desafiado pelo Bills, que estaria procurando pelo deus sayajin que apareceu nos seus sonhos e que o iria derrotar… O que me leva a pensar que o deus sayajin da visão de Bills (de qualquer linha temporal) na verdade fosse o Zamasu (um kaioshin, um deus) no corpo do Goku… Ainda mais porque é missão dos deuses da destruição deter quaisquer ameaças aos seus respectivos universo e ao Zenoverso em si – o Majin Boo, por exemplo, deveria ter sido varrido do mapa pelo Bills….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *