Goku de preto é o Zamasu da linha espaço-temporal 02

O incrivelmente fodástico episódio 61 de Dragon Ball Super conta com cenas espetaculares, explicações e reviravoltas, mas também torna a questão das linhas espaço-temporais do Zenoverso cada vez mais confusa – e tudo por três motivos bem simples: Além de o anime não fazer qualquer referência direta às linhas do tempo em si, também não são dadas explicações fechadas acerca das coisas e os flashbacks do Goku de preto não são de muita ajuda.

Flashback de Zamasu apanhando

A confusão da vez referente às linhas espaço-temporais diz respeito ao não entendimento de como diabos o Zamasu que está usando um corpo de Goku (Goku Black ou Goku de preto) pode existir se o Zamasu foi destruído “no passado” (linha espaço-temporal principal ou 03), uma vez que os flashbacks mostrados dão a entender que eles dois são o mesmo indivíduo e ele é referido como tendo vindo do “passado”.

Inicialmente, eu próprio entendi dessa forma e cheguei a pensar (e publicar no Facebook) que “cagaram com Dragon Ball Super”, mas então eu passei mais ou menos um dia pensando profundamente a respeito – e discutindo com a minha namorada sobre – para chegar à conclusão de que não, não cagaram com Dragon Ball Super e que é possível extrair uma boa explicação a respeito de tudo isso a partir de cenas e falas do episódio em questão.

Para início de conversa, continuo utilizando a explicação das linhas do tempo dada em “Dragon Ball Super e a confusão das linhas do tempo” e é bom lembrar que o que eu disse no meu último artigo, intitulado “Zamasu em dobro, triplo, quádruplo e muito, muito mais!“, não está assim tão equivocado, isto é, a coisa ainda pode ser daquela forma: O Zamasu com o corpo de Goku (Goku de preto) ainda pode ser oriundo da linha espaço-temporal 02, na qual os androides 17 e 18 foram desativados com o uso do controle remoto, vejamos como.

Os flashbacks do Goku de preto referentes ao que e como ele fez nos deixam algumas coisas claras:

1 – O mundo do qual ele é oriundo conta com um Goku que vive com a Chichi e o pequeno Goten, lembrando em muito a realidade da linha espaço-temporal 03 (a principal) nos primeiros episódios de Dragon Ball Super. Incluindo as vestimentas usadas por Goku e a situação dele arando o campo e tendo o Goten por companhia no serviço;

Goku agricultor

2 – Zamasu, enquanto aprendiz de Kaioshin, enfrentou Goku e foi derrotado, de maneira semelhante, mas não necessariamente idêntica, ao que aconteceu na linha do tempo principal;

3 – Ele, ainda no seu corpo original, matou Gowasu-Sama de maneira diferente da que o Zamasu destruído pelo Bills tentou fazer. Ao invés de um golpe com a espada de ki de cima para baixo no pescoço, ele teria golpeado o mestre pelas costas, atravessando-lhe o torso. Outra diferença crucial é que o Gowasu da linha espaço-temporal principal aparenta ou ter caído sobre a mesa ou nem mesmo ter caído ao ser golpeado, enquanto que, na linha da qual o Goku de preto é oriundo, o velhote encontra-se caído no chão;

Zamasu matando Gowasu

4 – Ele fez tudo isso para pegar o anel do tempo e viajou especificamente para o futuro da linha do tempo 04 por estar lá o responsável pela origem da criação de uma nova linha do tempo: Trunks;

A partir dessas observações, nós podemos concluir respectivamente as seguintes coisas:

1 – Como nas linhas espaço-temporal 01 e 04 o Goku morreu de doença cardíaca, tal situação não aconteceu nelas, mas também ela não pode ter acontecido na linha espaço-temporal 03 simplesmente porque geraria um paradoxo que cagaria com toda a história. Assim, podemos concluir que ela pode ter acontecido na linha espaço-temporal 02 porque, nela, o Goku foi salvo da doença cardíaca, de modo que o Goten pode perfeitamente ter nascido, tal como na linha do tempo principal. A coisa também pode ter acontecido numa quinta ou mesmo sexta linha espaço-temporal, mas eu acho isso bem pouco provável;

2 – Obviamente, para que a batalha entre Goku e Zamasu ocorresse na linha temporal 02, o contexto teria que ser outro e, considerando que o episódio 61 fez menção a uma informação que só havia sido dada no mangá (o extermínio dos deuses da destruição pelo Goku de preto), podemos concluir que o contexto poderia ser parte daquele apresentado no capítulo 16 do mangá, isto é, após enfrentar o kaioshin do Sétimo Universo, Zamasu ouviu falar sobre certo Goku, que teria contido a ameaça de Majin Boo (que teria transcorrido de maneira distinta na linha espaço-temporal 02). Posteriormente, a batalha pode ter acontecido como um desafio de Zamasu para provar que um mortal não é superior a um deus como ele ou do próprio Gowasu para (tentar) ensinar humildade ao seu discípulo, sendo que ela deve ter acontecido não muito depois da Saga Boo e antes de Bills acordar e Freeza ser ressuscitado;

3 – A meu ver, esse é um dos pontos chaves para entender que o Goku de preto é oriundo de outro “passado” e não do “passado” em que Bills destruiu Zamasu. O outro ponto chave é a fala do Zamasu no corpo de Goku “o que acontece no passado não me afeta”. Ora, para que uma coisa ocorrida com o Zamasu no “passado (da linha espaço-temporal 03)” não o afete, só se ele for oriundo do “passado” de outra linha espaço-temporal;

4 – Esse ponto me pareceu meio problemático, pois, se o Goku de preto viajou imediatamente para o futuro da linha espaço-temporal 04 a fim de se unir a si mesmo e exterminar toda vida, então fica subentendido que ele, na verdade, “apenas” considera que a linha espaço-temporal criada pelas viagens no tempo do Trunks deve ter a vida erradicada, pois, para começo de conversa, tal linha do tempo sequer deveria existir… O problema é que não foi apenas uma linha espaço-temporal que surgiu a partir das viagens do Trunks. Assim, no mínimo, não ficou claro se o extermínio se estendeu ou se estenderá a outras linhas espaço-temporais.

Agora, além de todas essas coisas e das ótimas sequências de luta – principalmente a da “minúscula ira do Goku”, há outra que chamou a minha atenção por conta dos questionamentos que levanta. Quando o Goku de preto diz que usou o anel do tempo para que o Zamasu do futuro da linha espaço-temporal 04 pudesse usar as super esferas do dragão, eu pensei nas seguintes coisas:

A – Ele chegou ao futuro da linha espaço-temporal 04 depois de as super esferas do dragão terem sido utilizadas e, por isso, teve que avançar o tempo para poder as utilizar o mais rapidamente possível? Caso sim, quem utilizou as esferas nessa linha do tempo e para pedir o quê?

B – Considerando que o Zamasu no corpo de Goku é de uma linha do tempo (eu digo que é da 02) e o Zamasu imortal é de outra (da 04), ele destruiu as super esferas do dragão apenas no futuro da linha espaço-temporal 04 ou também na sua própria linha espaço-temporal, após ter pedido para trocar de corpo com o Goku?

C – Considerando que as super esferas do dragão do “presente”, isto é, da linha espaço-temporal 03 não foram destruídas, seria possível reuni-las e pedir a Zarama que a imortalidade do Zamasu do futuro fosse retirada ou que ele e o Goku de preto fossem apagados da existência de todas as linhas temporais?

Enfim, para encerrar este artigo, é curioso notar que a opção do Goku de preto de viajar diretamente para a linha espaço-temporal 04 tem certo sentido. Se ele responsabiliza o Trunks por tudo, não poderia viajar para a linha espaço-temporal original para empreender a sua justiça, já que o Trunks dela foi morto pelo Cell imperfeito, mas também não poderia viajar para a linha espaço-temporal 03 porque o Trunks dela (criança), assim como o Trunks da linha do tempo 02, não foi o responsável por nada. Assim, só resta o Trunks da linha do tempo 04, mas, sobre a responsabilidade dele, eu falarei melhor noutro artigo – que também voltará a abordar as linhas do tempo.

Caso reste alguma dúvida de que o Zamasu/Goku de preto desferiu um golpe diferente do que o Zamasu destruído pelo Bills deu em Gowasu, eis a captura de tela deste último.

Caso reste alguma dúvida de que o Zamasu/Goku de preto desferiu um golpe diferente do que o Zamasu destruído pelo Bills deu em Gowasu, eis a captura de tela deste último golpeando o pescoço e não o torso.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *